CAASC 70 Anos – Um selo comemorativo

Mon Feb 05 00:00:00 BRST 2018

A partir de hoje, com o lançamento do selo CAASC 70 anos, iniciamos as comemorações pelo nosso 70º aniversário

Hoje iniciamos as comemorações pelo septuagésimo aniversário da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina que se estenderão até dezembro, com o lançamento do selo CAASC 70 Anos.

Este selo estará presente em todas as publicações da Caixa no decorrer de 2018, bem como nos eventos e todas as atividades alusivas ao aniversário. Isto porque no dia 5 de fevereiro de 1948 a Caixa catarinense foi criada oficialmente pelo Conselho Seccional da OAB. Em abril deste mesmo ano o regimento interno foi aprovado pelo Conselho da Seccional e em 15 de junho pelo Conselho Federal até a homologação pelo Ministério do Trabalho em 6 de agosto de 1948. “São muitas datas para resgatar na história da CAASC”, explica o presidente Marcão, Marcus Antônio Luiz da Silva, “mas optamos pelo mês de junho para a comemoração principal com lançamento de uma publicação com a história da nossa instituição a partir de depoimentos pessoais, entrevistas e pesquisa”.

Inspiradas na pioneira Caixa de Assistência de São Paulo, de 1936, que serviu de base para a legalidade federal da assistência aos advogados e seu grupo familiar pelo Decreto 11.051 de dezembro de 1942, as primeiras Caixas foram as do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Goiás e Ceará em 1945. Em 1948, junto com a CAASC foram criadas ainda as Caixas do Pará e do Espírito Santo. Em 1953, a de Alagoas e, só nos anos 80 criadas as de Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “A própria história da instituição, ao mesmo tempo em que narra seu processo de criação e aperfeiçoamento estrutural e de oferta de serviços e benefícios justifica a importância das Caixas junto à advocacia e seus familiares”, observa o presidente Marcão. Segundo ele, “tão importante como atentar às mais diversas demandas contemporâneas da classe, é resgatar a memória e a cultura da CAASC que, de um ângulo muito privilegiado, conta a história da advocacia catarinense”.

No resgate da história da Caixa nos últimos 70 anos, nada melhor que depoimentos dos próprios personagens que viveram e participaram da construção do que a CAASC é hoje. Além de entrevistas e depoimentos de alguns desses personagens, o livro dos 70 anos deverá reunir o máximo de fotografias e outros documentos ilustrativos que ajudem a recompor a narrativa histórica da instituição. Para isso, contamos com cada advogado catarinense que, no seu acervo pessoal ou familiar, disponha de material que possa enriquecer a memória da CAASC.