Mensagem do presidente pelo Dia Internacional da Mulher

Thu Mar 08 00:00:00 BRT 2018

Uma homenagem às protagonistas desta luta: nossas nobres colegas advogadas

É com enorme satisfação que cumprimento hoje todas as colegas advogadas em nome da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina pelo Dia Internacional da Mulher. Sabe-se que a data de 8 de março é alusiva a inúmeras lutas de mulheres no mundo inteiro e em diferentes épocas tanto pelo direito ao voto feminino como por condições dignas de trabalho. Histórias muitas vezes trágicas e violentas, mas que, sem dúvida, foram o alicerce do espaço cada vez maior que as mulheres ocupam hoje nas mais diferentes esferas profissionais. No caso da advocacia catarinense, é com prazer que auferimos que a diferença do número entre homens e mulheres nos nossos registros diminui a cada ano. Como muitos lembram, até pouco tempo a advocacia era tida como uma atividade essencialmente masculina. Mas hoje, dos 35.886 profissionais ativos na OAB/SC, 15.875 são mulheres e 20.011, homens.  Assim, podemos concluir que, na nossa classe e na nossa atividade, a efetiva participação feminina é uma realidade da qual nos orgulhamos.

É claro que ainda há muito a ser feito e conquistado, mas ninguém melhor que as próprias mulheres para falar sobre o assunto. Por isso, durante todo o mês de março a partir de hoje, na página do Facebook e no canal do Youtube, estarão breves depoimentos de colegas advogadas narrando episódios profissionais que envolveram a questão de gênero. No primeiro deles que foi ao ar hoje, a ex-presidente da Caixa Solange Donner Pirajá Martins conta como, nos anos 80, reuniu na Assembleia Legislativa intelectuais e outras lideranças femininas na elaboração de propostas de leis enviadas para a Assembleia Nacional Constituinte para a redação da Constituição de 1988. E, no decorrer do mês, outras colegas compartilharão pelas nossas mídias algumas experiências sobre o tema. 

Costumo dizer que a CAASC conta a história da advocacia catarinense por um ângulo muito privilegiado: o que envolve as pessoas, as famílias, a manutenção da profissão e bem estar, o mais próximo dos personagens que construíram e constroem essa instituição. Na nossa gestão, mais que aperfeiçoar a comunicação da Caixa com os associados, buscamos o envolvimento direto desses sujeitos, queremos que eles sejam também narradores da história. Assim, nessa data tão emblemática, não poderíamos deixar de abrir nossos canais de comunicação para as protagonistas desta luta: nossas nobres colegas advogadas. Cumprimento a todas em nome da CAASC que, com certeza, será sempre uma aliada das causas e nas conquistas das mulheres.

Meu abraço fraterno a todas,

 

Marcus Antônio Luiz da Silva
Presidente da CAASC