VII Colégio de Brusque

Mon Jul 02 00:00:00 BRT 2018

Novos paradigmas, celebrações e soluções

A abertura do VII Colégio de Delegados e Coordenadores da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina em Brusque na última sexta-feira, 29 de junho, foi prestigiada por inúmeras autoridades locais convidadas para a Mesa pelo presidente Marcão, como o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi e a juíza Iolanda Volkman, além do vice-presidente da Seccional OAB/SC, Luiz Mário Bratti, o vice da CAASC, Luciano Demaria, a tesoureira Liziane Peixoto e o secretário adjunto Rafael Serafim. Além deles compuseram a Mesa o Conselheiro Estadual Renato Viana Hoffman, o presidente da Seccional de Brusque Renato Munhoz e a delegada da CAASC Karin Rodrigues.

Cada colégio de delegados da CAASC tem uma marca especial: propostas apresentadas, soluções inovadoras, celebrações de metas atingidas e novas metas a serem cumpridas. A pauta de dois dias de trabalho concentrado foi aberta com o problema da migração da administração do plano de saúde e todos os transtornos decorrentes que atingiu os advogados nas últimas semanas. “Os problemas foram maiores do que imaginávamos, as pessoas que reclamaram têm razão e estamos resolvendo de forma a colher muitos bons frutos pelos próximos anos”, resumiu o presidente Marcão na primeira tarde do encontro no Hotel Monthez.

Regularizada a entrega de carteiras e boletos do plano de saúde nos próximos dias, a Caixa continuará os estudos e ações para aprimorar o atendimento aos advogados ainda este ano e, em breve, antecipa o presidente, “haverá boas novidades para todos”. Ele se refere à manutenção dos valores das mensalidades este ano, que não terão reajustes, à redução da sinistralidade e, em breve a oferta de outras bandeiras além da Unimed. “Primeiro tínhamos que resgatar o plano e, a partir de agora, podemos pensar em mais uma bandeira de prestadora de serviços e outros produtos”, destacou Marcão.

Outra boa nova foi a campanha de vacinação da CAASC de 2018, com um total de 10 mil 745 doses ministradas e recordes de atendimento em várias delegacias. A diretora-tesoureira da CAASC, Liziane Peixoto enfatizou que “fizemos toda a operação e custeio de logística para facilitar os atendimentos mas, o mais importante, é que introduzimos uma nova cultura em que o advogado paga pela vacina, ainda que a preços abaixo do mercado, e a campanha não compromete o orçamento da Caixa como em anos anteriores com a gratuidade, que era incompatível com a saúde financeira da instituição”. Agora, destaca Liziane, “a campanha de vacinação é feita de forma mais responsável e sustentável”.

Ainda no âmbito de campanhas de saúde no planejamento das próximas ações da CAASC ficou estabelecido que o Outubro Rosa e o Novembro Azul deste ano terão foco nos direitos dos portadores de câncer. “O momento é de mudança de paradigma”, observa o presidente Marcão, “continuaremos utilizando o que temos de tradicional, o Outubro Rosa e Novembro Azul, e evoluiremos para o Setembro Amarelo. Também vamos implementar programas em parceria para um sistema forte de prevenção de doenças como muitos países já têm. Se não for possível fazer isso para todo o país, pelo menos para os advogados, de estímulo aos bons hábitos de alimentação e esportes, movimento, enfim, boas práticas de saúde”.

Sobre as comemorações pelos 70 anos da CAASC, como havia sido estabelecido em atas de encontros anteriores, o presidente Marcão confirmou as celebrações com o lançamento do livro 70 Anos de Memória, de uma revista comemorativa com todas as informações relevantes sobre serviços e benefícios da Caixa ainda em agosto/setembro, além de eventos pontuais alusivos ao aniversário em todas as delegacias além de Florianópolis.

No encontro de Brusque, em que o presidente daquela subseção, Renato Munhoz, lembrou o lançamento da pedra fundamental da instituição naquele município há 40 anos por Antônio Luiz da Silva, pai do atual presidente Marcão, o ritmo do trabalho não impediu sinceras manifestações de amizade e alegria. As presenças e breves discursos de autoridades locais que prestigiaram o evento do presidente Marcão, natural e cidadão de Brusque, aludiram a feliz recuperação de saúde do presidente e acertos nas ações da gestão 2016-2018.

No sábado pela manhã, antes da leitura da Carta de Brusque, a presidente da Comissão da OAB vai à Escola da Seccional, Herta de Souza, apresentou o programa que conta com a CAASC como principal apoiadora e incentivadora para os delegados presentes. Ao final, um churrasco de confraternização encerrou o encontro que sintetizou soluções de problemas, superações, avanços de ações e resultados, celebrações e a amizade e camaradagem que são as marcas de todos os Colégios realizados nesta gestão.