Carta do I Colégio de Delegados e Coordenadores da CAASC - Gestão 2019/2021

06/04/2019

 

CARTA DE FLORIANÓPOLIS

 

A Diretoria, Conselho Fiscal, Delegados, Delegados Adjuntos e Coordenadores da CAASC, reuniram-se em Florianópolis nos dias 05 e 06 de abril de 2019, no I Colégio de Delegados e Coordenadores da CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DE SANTA CATARINA (Gestão 2019/2021) para debater os assuntos pertinentes ao funcionamento da instituição no ano de 2019, conforme adiante relatado.

Após a abertura, houve a saudação da Presidente Cláudia da Silva Prudêncio que passou a presidir os trabalhos.

Inicialmente a Presidente solicitou que todos respeitassem um minuto de silêncio em homenagem à colega Dra. Lucimara Stasiak, vítima de feminicídio na Cidade Balneário Camboriú. Os presentes do colégio externam  solidariedade aos familiares.

Após o discurso de boas vindas da Presidente da CAASC e do Presidente da OAB/SC, Dr. Rafael Horn, foram diplomados os Delegados e Coordenadores Regionais.

Abrindo os trabalhos foram apresentados os colaboradores de cada setor e suas respectivas áreas de atuação, para que os Delegados tenham o auxílio na subseção.

Na apresentação dos primeiros 100 (cem) dias de trabalho, a Presidente elencou a campanha CAASC Solidária “Volta às Aulas”, o projeto “ADVerão” e, em alusão ao mês das mulheres o evento “Advogadas em Cena”.

Logo em seguida, o Delegado da subseção de Balneário Camboriú, Ramon Maçaneiro, agradeceu publicamente toda assistência, prestada pela CAASC à família da advogada Lucimara, que, conforme declaração dos mesmos, foi de grande valia naquele momento doloroso. Neste sentido, convidou a todos a participarem da caminhada em homenagem à advogada e pelo fim da violência contra a mulher.

Em conseguinte a Dra. Cláudia Prudêncio passou a palavra para o Dr. Marcus Vinícius, Diretor Geral da ESA/SC, o qual apresentou o projeto de Iniciação a Advocacia, realizado pela ESA e subsidiado pela CAASC, que oportunizara o advogado em início de carreira o acesso ao conhecimento. Solicitou o apoio dos Coordenadores e Delegados na divulgação nas suas subseções para que, alcancem a maioria dos advogados de Santa Catarina. Mencionou a criação do Aplicativo ESA, TV ESA e Web ESA que possibilitará ao advogado assistir entrevistas, palestras e cursos on-line.

Logo após, foi dada a palavra ao Dr. Pedro Miranda, Coordenador Geral das Comissões da OAB/SC, o qual falou sobre o edital de convocação para inscrições nas Comissões, que elevou em 60% a participação dos advogados do interior. Informou também a respeito da parceria da CAASC com as Comissões, cujo plano principal é levar jornadas de palestras à todas extremidades do Estado de Santa Catarina com custos acessíveis a todos os advogados, por conta do subsídio da CAASC.

Dando continuidade, foram chamados os responsáveis pela CAASC Saúde para explanar sobre o plano de saúde oferecido aos advogados pela instituição. Foram ouvidas e sanadas as dúvidas dos Delegados e Coordenadores presentes, bem como, recepcionadas todos os comentários. Foi apresentado o aplicativo da CAASC Saúde no qual todos os assegurados podem fazer vários procedimentos, descomplicando o atendimento, priorizando a humanização.

No mesmo instante, a Dra. Cláudia Prudêncio, assinou o contrato com a Unimed que possibilitará a inclusão e permanência como dependentes os filhos, enteados e netos até a idade de 33 anos incompletos, visto que, o contrato anterior estabelecia idade limite de 24 anos.

Passada a palavra à Dra. Luciana Franzen, Secretária Geral da CAASC, esta informou o procedimento na manutenção dos convênios e implantação de novos, fomentando a busca por convênios, solicitando que cada Delegado atenda as necessidades de cada subseção com maiores vantagens. Foram, ainda, esclarecidos questionamentos dos Delegados quanto aos convênios e recepcionadas as sugestões.

Na sequência, o Dr. Alexandre Evangelista Neto, tesoureiro da CAASC, expôs a estrutura financeira da instituição, pormenorizando todo o processo de contratação de despesas e serviços para conclusão dos projetos apresentados, encerrando a pauta do dia.

Dando continuidade aos trabalhos, no dia seguinte, o Presidente da OAB Prev, Dr. Ezair Meurer Júnior, fez uma breve apresentação da entidade e dos serviços oferecidos. Também foi oportunizado ao Dr. Marco Antônio Sbissa, Diretor Financeiro, o uso da palavra para apresentar o SICOOB Advocacia.

Na sequência, a convite da CAASC, a Dra. Sandra Krieger, Conselheira Federal e Coordenadora Nacional do Programa pela Saúde Mental da Advocacia e autora da Cartilha da Saúde Mental da Advocacia, expôs o referido programa.

Pela Presidente, foi apresentado o programa pela Saúde Mental da Advocacia, lançado pela CAASC em janeiro - alusivo ao Janeiro Branco – e que de maneira inédita, foi transmitido pela CAASC ao vivo, por webinar.

A seguir, o Dr. Jorge Alencar Paixão de Bairros, Secretário Geral Adjunto da CAASC, apresentou o Escritório Compartilhado, estrutura oferecida pela CAASC, aos colegas advogados, para realização de seus trabalhos, atualmente com estruturas localizadas no centro de Florianópolis e de Blumenau.

Foi noticiado pela Dra. Cláudia Prudêncio o benefício do Hotel de Trânsito, subsidiado pela CAASC, com a finalidade de apoiar os advogados catarinenses que por motivos profissionais/pós-graduação, necessitam de uma base na capital.  

Na sequência, foi lançada, pela Presidente, a Campanha de Vacinação, com início em 22/04/2019 e término em 22/05/2019, onde cada subseção terá sua data específica, já definida e apresentada aos Delegados, que divulgarão junto às suas respectivas subseções. O valor a ser cobrado de cada Advogado, Estagiário com inscrição e dependentes, será de R$30,00 (trinta reais). Juntamente com a campanha da Vacinação, ocorrerá o programa CAASC EM AÇÃO, grande diferencial da campanha, apresentado pelo Dr. Pedro Cascaes Neto, Vice Presidente da CAASC. Podendo cada Subseção aderir ao programa, ofertando aos advogados e seus familiares, um dia descontraído, leve e saudável com diversas atividades de recreação e prevenção à saúde.

Após a palavra livre, foram encerrados os trabalhos.

 

Florianópolis, 06 de abril de 2019.